Solução pequena, para um grande problema

 

  Quando os soldados já estavam alojados eles recebiam junto ao uniforme, um par de meias, um coturno que é uma espécie de bota, e um par de galochas. Só que o frio era insuportável para quem estava acostumado a altas temperaturas, e a não andar com neve na medida do joelho. Então muitos deles tinham gangrena e logo em seguida o que chamamos de "pé-de-trincheira."
 Com isso, os soldados perdiam pés e pernas. O brasileiro sentiu a necessidade de achar uma solução, então eles rasgavam os uniformes, enrolavam nos pés, colocavam as meias e os coturnos e preenchiam a galocha com feno, um material usado em estábulo que era encontrado abundantemente. Assim os pés mantinham- se aquecidos, e sem problemas. Mais tarde, os americanos descobriram e adotaram a ideia.
  *Gangrena é uma necrose isquémica (falta de suprimento sanguíneo, e consequente falta de oxigênio) das extremidades (braço, mão, perna, pé), e seguida de invasão bacteriana e putrefação. 
  *O pé-de-imersão (ou pé-de-trincheira) é uma lesão provocada pelo frio que acontece quando um pé permanece úmido, envolto em meias ou botas e frio durante vários dias. O pé torna-se pálido, úmido e frio, e a circulação diminui. Se o pé-de-imersão não for tratado, pode produzir-se uma infecção. O tratamento consiste em aquecer, secar e limpar suavemente o pé.

 

 

-  Brasileiro, é Brasileiro em qualquer lugar e em qualquer situação. -

Em um momento de descanso na guerra, um dos combatentes lembrou que era 24 de fevereiro.
- '' Que dia é hoje?  É CARNAVAL! ''
Imediatamente, todos os combatentes ali presentes, começaram a batucar em seus capacetes, cantar e dançar como se estivessem no Carnaval do Brasil.